A adolescência é um estado transitório da infância à idade adulta. Essa fase de crescimento ocorre por volta dos onze aos vinte anos. Em um primeiro momento, aos onze - doze anos, ocorre uma aceleração no crescimento (fase do estirão) que pode sernotado na estrutura física e na musculoesquelética e hormonal, causando algumas desarmonias posturais. Posteriormente, por volta dos treze e quatorze anos, ocorre uma desaceleração, permitindo um aumento maior da massa muscular e do peso.
Muitos pais, preocupados com a saúde dos filhos, decidem proibir a musculação quando, na verdade, ela só vem a beneficiar, se planejada devidamente por um profissional.
O programa de treino deve ter enfoque na qualidade de movimento e o treinamento de força não deve envolver, necessariamente, cargas máximas, mas conter uma prescrição individualizada, procurando melhorar a força muscular que, por sua vez, irá influenciar na potência dos músculos, melhorando o seu condicionamento físico e sua postura.
Com um programa de treino adequado, os benefícios são inúmeros como:
* Aumento da força muscular;
* Diminuição de lesões para a prática de outros esportes;
* Melhora da postura;
* Melhora da composição corporal;
* Auxílio na perda de peso (no caso de obesidade);
* Melhora da flexibilidade;
* Melhora da auto estima;
* Aumento da concentração;
* Aumento de mineração óssea.
A atividade física é indicada aos jovens, desde que exista uma avaliação médica. Dessa forma, deve-se sempre procurar um profissional habilitado e qualificado para instruir da melhor forma possível a prática da atividade, respeitando as características individuais e os objetivos dos alunos.
Paulo Nicácio
Educador Físico do Centro do Joelho