O desgaste das articulações ocorrem naturalmente com o envelhecimento. Quando existe um desalinhamento dos membros, joelho "cambota" (genovaro) e joelho "zambeta" (genovalgo), o desgaste tende a acontecer de forma desbalanceada, concentrando o peso predominantemente sobre apenas um lado do joelho.
Nesses casos, uma cirurgia de alinhamento do membro (osteotomia) pode restabelecer a biomecânica natural do organismo, transferindo o peso do corpo para a parte do joelho que ainda encontra-se saudável. Esse tipo de tratamento, associado a outras medidas de perda de peso, fisioterapias especializadas e reforço muscular dirigido pode oferecer uma possibilidade de adiamento ou até o cancelamento de uma cirurgia mais complexa, a prótese de joelho.
Essa cirurgia consiste de um corte no osso (osteotomia) e o preenchimento de uma cunha óssea, utilizando osso do próprio organismo, retirado da região da bacia (asa do ilíaco).
Requer um período de uso de muletas e um tratamento especializado pós-operatório de fisioterapia e reforço muscular.
O que você precisa saber:
- A cirurgia resultará em duas cicatrizes: uma na barriga (na região da bacia) e outra na perna (embaixo do joelho).
- Você precisará usar um imobilizador longo rígido de joelho (vendido em casas ortopédicas) e de um par de muletas. Existem dois tipos de muletas: as que se apoiam sobre a axila (axilar) e as que se apoiam no cotovelo (canadense). A maioria das pessoas encontra maior conforto no uso das muletas axilares.
- Existe a possibilidade de o seu médico prescrever-lhe uma medicação que diminui a chance de formação de trombos na perna, uma complicação possível nas cirurgias de joelho. Nesse caso, a medicação é aplicada na região do abdome por um período de 10 dias. Essa medicação diminui bastante os riscos.
- A cirurgia é parte do tratamento. A reabilitação especializada é fundamental. Você poderá precisar dela por um perído de três a seis meses. Cada caso pode exigir mais ou menos cuidados adicionais.